HISTÓRICO DA ERENO DÖRR

A história da empresa Ereno Dörr Transportes Ltda. começa no Bairro Piraí, hoje São Cristóvão, quando o Sr. Alfredo Ereno Dörr inicia as atividades em 02 de Janeiro de 1960, através da aquisição da Empresa Piraí com um ônibus para transporte urbano na cidade de Lajeado. Em 1962, veio morar com a família em Lajeado e adquiriu um ônibus novo, passando assim a ter dois veículos.

Inicialmente o ônibus fazia a linha saindo do Bairro Conservas (Parada 7), aumentando o percurso até a Parada 8 e, mais tarde, até o Passo de Estrela. Outros bairros passaram a ter ônibus como o Bairro Carneiros e Olarias. Em 15/08/1966, Sr. Alfredo passou a ter um sócio, Ito Wiethölder, e a razão social da empresa passou a ser Transportes Coletivos São Cristóvão Ltda.

Em 04/12/1969 a razão social passou a ser A. Ereno Dörr & Cia.ltda. Nessa época foram adquiridos dois ônibus usados e a linha Cruzeiro do Sul – Lajeado. Foi adquirida também a empresa de Forquetinha e assim a empresa A. Ereno Dörr passou a atender o interior de Lajeado, que na época eram as localidades de Forquetinha, Chapadão, Arroio Alegre, Conventos e Nova Santa Cruz.

Em 1987, entraram, na sociedade os filhos do Sr. Alfredo, Elaine Werner, Paulo Gilberto Dörr e Eneida Wagner. Em 1987, Sr. Alfredo se afastou da empresa e a administração passa a ser exercida por Paulo Gilberto Dörr, Elaine e Darci Werner.

No final dos anos 80 foram adquiridos dois caminhões para fretamento de cargas leves. Estes caminhões eram equipados com baú e realizavam fretes principalmente para as empresas Brasilata e Estofados Conforto para São Paulo e norte do País.

Em 1990, vencendo a concorrência da prefeitura para táxi-lotação com micro-ônibus, foi possível atender melhor os bairros de Lajeado. Além do transporte urbano normal, a empresa iniciou também, o transporte especial para empresas, estudantes e viagens especiais. Foram adquiridos dois ônibus para turismo e realizavam-se muitas viagens interestaduais e internacionais, possuindo ainda hoje o registro da Embratur para esse tipo de transporte.

No final dos anos 90, Sr. Alfredo Ereno Dörr adoeceu e faleceu no Hospital Bruno Born em 09/06/1999. Nesta época a empresa estava com 42 ônibus e 20 caminhões. Com o falecimento do fundador da empresa, houve uma cisão em Abril de 2000.

Os caminhões de carga passaram a pertencer a Paulo Gilberto Dörr, que formou outra empresa e os ônibus da empresa de transporte coletivo passaram a ser administrados por Darci Jandir Werner, Elaine Werner e Eneida Wagner, alterando-se a razão social em 13/02/2001 para Ereno Dörr Transportes Ltda. e deixando-se de fazer o Transporte Interestadual e internacional.

Neste período é realizada a compra da parte que pertencia ao Sr. Ito Wietholder, pelos demais acionistas.

Em 11 de abril de 2001 a empresa lançou uma nova identidade visual, através da modificação da sua logomarca e renovação da frota, marcando desta forma o início de uma nova fase.

Com o intuito de melhorar continuamente os serviços oferecidos a seus clientes, bem como profissionalizar a gestão, a empresa iniciou em Setembro de 2002 a implantação da Gestão pela Qualidade Total.

Em 2003, a empresa participou pela primeira vez do Sistema de Avaliação do PGQP (Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade), tendo alcançado 209 pontos recebendo o certificado do nível 1.

Dando continuidade ao trabalho de melhoria contínua, a empresa participou novamente do Sistema de Avaliação do PGQP no ano de 2004, alcançando 232,35 pontos na avaliação externa.

O ano de 2005, foi marcado pela melhoria expressiva no processo de Planejamento Estratégico da empresa, onde foi reavaliada sua filosofia empresarial, bem como suas estratégias e planos. Também neste ano a empresa alcançou 237,25 pontos, no nível 1 do Sistema de Avaliação.

Em 2007 a empresa conquista a tão sonhada Medalha de Bronze do PGQP, símbolo do comprometimento dos funcionários em busca da melhoria contínua.

Para a empresa o desenvolvimento se dá através da qualificação e do comprometimento das pessoas, por isso investe na capacitação e reconhecimento dos seus funcionários.

 

Galeria de Fotos Históricas - Clique nas fotos para ampliar

  • voltarsubir ao topo